Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais". (Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)



No dia 3 de dezembro celebra-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que tem como objetivo promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade dos direitos e o bem estar das pessoas. Ele foi instituído pelas Nações Unidas em 1998.
 A ideia é que esta data sirva para mobilizar todos os deficientes ou familiares para lutar pelos seus direitos, principalmente pela acessibilidade, que hoje talvez seja um dos maiores problemas das pessoas com necessidades especiais.
Um grande recado que posso deixar neste dia é que tu, deficiente ou não, conheças os teus direitos e lutes por eles sem desistir ou esmorecer, pois ele foi conquistado com muita luta e dedicação de outras pessoas.

No Centro Escolar do Douro comemorou-se este dia especial no dia 7 de Dezembro de 2011, dia disponível pelo nosso convidado.
Esta atividade consta no Plano de Ação da Biblioteca Escolar e no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Pinheiro. Foi dinamizada pela professora de Educação Especial, Lídia Pereira, em colaboração com todos os professores deste Centro Escolar. Contou com a participação, do admirável, professor Rui França, que deu o seu testemunho e descreveu um pouco da sua difícil história de vida e da forma como se adaptou à mesma, contornando todos os obstáculos que a sua deficiência lhe impôs. Um grande testemunho de alguém, que mesmo com as suas limitações, consegue aceitar e realizar uma vida perfeitamente normal, como o próprio o referiu.
Bem haja!




Somos todos iguais,
e ao mesmo tempo diferentes.
Somos todos normais,
tristes ou contentes.

Cadeira de rodas ou a pé,
é indiferente, há que ver.
Olhos não vêem corações,
dentro do peito a bater.

Ter uma deficiência
não é o final,
é apenas o início
de uma luta desigual.

Nunca digas nunca,
a vida não foi feita para desistir,
mas para lutar...
Lutar e prosseguir!
 
                              (Anónimo)

2 comentários:

  1. Uma excelente atividade!
    É muito importante sensibilizar as nossas crianças para estas situações e como elas são afinal são tão normais. Parabéns a todos os que proporcionaram esta atividade, em especial à colega Lídia.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Alice!
    Darei os parabéns especiais à Lídia!
    Adelaide

    ResponderEliminar